Baumgarten, Blumenau (SC)
Visão – Apontamento Automático de Produção
Uma maneira fácil de identificar uma empresa líder no seu segmento é pelo rápido reconhecimento que fazemos de seus produtos. Para a gráfica Baumgarten é assim. Afinal, quase tudo o que consumimos no Brasil tem seu rótulo ou embalagem impressos lá: rótulos dos principais segmentos de indústrias como cosméticos, alimentos e bebidas, produtos de limpeza e farmacêuticos, tags, blísters, termoformados em cartão para alimentos congelados e até mesmo aquelas etiquetas com fragrância que encontramos nos catálogos de cosméticos.
A empresa foi fundada em 1881 pelo visionário Hermann Baumgarten. Com plantas no Brasil, México e Argentina, a gráfica mantém uma consolidada cultura de avanço tecnológico. E é em sua planta de aproximadamente 21.000 m² em Blumenau, onde fica sua matriz, que decidiu implementar a solução Visão, da Comm5 Tecnologia, para aprimorar o processo produtivo, através do aumento de eficiência e informações em tempo real para tomadas de decisões.
“Acompanhei o projeto desde seu início em 2011. Naquela época, o apontamento era feito manualmente. As informações sobre a produção demoravam chegar. Levavam um dia! Além de haver maior risco para erros. Nós também tínhamos a necessidade de saber o que estava acontecendo ‘agora’ na produção, o que tinha se passado e o que estava por vir”, relembra o coordenador industrial Emerson Kieras.
Como projeto piloto, a Baumgarten optou por instalar os coletores de dados apenas no grupo de máquinas dos termoformados em cartão porque a produção é composta somente por dois processos. “No primeiro mês com o Visão, aumentamos seguramente nossa produção em 10%”, afirma Kieras. “Este resultado foi decisivo para a instalação dos coletores nos cinco grupos de impressão. Hoje contamos com 63 coletores instalados cobrindo toda a produção. E queremos instalar o coletor no almoxarifado também, pois nossa produção começa lá com o corte de bobinas disponibilizadas para a produção”, pontua o coordenador.
Osmir Vieira, diretor da Comm5, destaca que o projeto representa a oportunidade de demonstrar a flexibilidade do Visão. “Tivemos que instalar os coletores em diferentes máquinas de fabricantes diversos. Incluindo ultramodernas impressoras Heidelberg e HP”, informa Vieira. “No caso da Baumgarten, desenvolvemos o apontamento de tintas para assegurar a produtividade e assertividade da impressão. Pois a máquina só funciona se tiver a tinta correta especificada na ordem de produção”, complementa ele.
Kieras explica que o controle de qualidade é rigoroso. “Imprimimos embalagens que têm contato direto com alimentos e medicamentos. Só é possível usar tintas que atendem à regulamentação. Nós recebemos auditorias frequentes de nossos clientes e, com a rastreabilidade de tintas pelo Visão, aumentamos o controle”.
Monitores de vídeo pela fábrica mostram em tempo real a situação das máquinas. “Antes nossos parâmetros não eram tão precisos. Levávamos um dia para saber o que foi produzido. Hoje temos informação confiável a qualquer momento. É só olhar nas telas”, comemora Kieras, informando que o diretor geral da Baumgarten tem uma tela exclusiva com informações mais resumidas, mas sincronizadas com o que se passa no chão de fábrica.
“Vou dizer que a mudança foi radical. Porque sem o Visão só tínhamos os dados de produção após 24 horas!”, ilustra Kieras. “Como qualquer mudança, houve a necessidade de se realizar um processo interno de treinamento e demonstração dos benefícios para aderência. Outro fato muito interessante é que a ferramenta não mostra apenas o que precisa ser aprimorado, mas também aponta o que está certo, o que temos de bom, ou seja, nossas fortalezas”, comenta o coordenador.
“Houve uma mudança de cultura na produção. Especialmente para a equipe do set up, que acompanha a produção e se antecipa, diminuindo ainda mais o tempo de parada de máquinas para set up. E, sobre as paradas, agora podemos mensurar com precisão. Além disso, de acordo com o tipo de parada, é tomada a decisão adequada sem perda de tempo. Quando há necessidade de matéria-prima, uma janela ‘pop up’ aparece na tela do almoxarifado. Acabou a prática de chamar o supervisor caso surja a necessidade de mais matéria-prima para a máquina. Ganhamos tempo. Aumentamos nossa eficiência”, relata o coordenador.
Kieras elogia a assistência técnica da Comm5. “O atendimento é fantástico! Todas as nossas necessidades são atendidas. Pedimos muitas adaptações e elas foram realizadas. Isso aumenta a segurança do investimento e sabemos que de alguma forma contribuímos para melhorias no próprio Visão. No final, todos ganham”, resume ele.
A Baumgarten tem metas ousadas de expansão na América Latina além das plantas já adquiridas recentemente na Argentina e no México. “Ainda não podemos afirmar se o Visão irá conosco para as demais plantas. Mas, pelos resultados verificados no Brasil, há uma grande possibilidade”, confessa Kieras.